Afinal, curso tecnólogo é superior?

Afinal, curso tecnólogo é superior?

Veja nesse post as principais diferenças entre o curso de Bacharel e o Tecnólogo, e os mais procurados atualmente.

11 de Maio de 2018

Assunto que ainda gera muito debate na sociedade, o curso tecnólogo tem atraído olhares interessados e também repletos de dúvida. Afinal, este é um curso considerado como superior? O ensino técnico e o curso tecnólogo, podem ser vistos como a mesma coisa?

Se você faz parte do público que não entende onde os cursos superiores em 2 anos se encaixam e devido a isso não sabe se deve fazer a sua matrícula para iniciar em uma das grades disponíveis, este conteúdo será perfeito para você!

Mais do que definir o que é um curso tecnólogo, veja neste material algumas das principais dúvidas já respondidas. E vale começar com este resumo: O curso tecnólogo é um curso superior e equivalente ao bacharelado e licenciatura! Saiba mais continuando a leitura.

Diferenças do Bacharel e do Tecnólogo

O primeiro ponto a ser destacado quando o assunto são os cursos superiores de 2 anos é se existem e quais são as diferenças entre o bacharel e o tecnólogo. Basicamente, a diferença que existe é o tempo e o título dado.

Os cursos de bacharelado costumam durar de 4 a 5 anos, enquanto os tecnólogos de 2 a 3 anos no máximo. O bacharel estuda amplamente determinada áreas enquanto o tecnólogo estuda especificamente a uma delas e é por isso que seu tempo em sala de aula acaba sendo bem menor do que o do primeiro grupo.

O profissional que cursa tecnologo prepara-se mais rapidamente uma vez que seu objetivo é entrar de pronto para atender as necessidades e déficits profissionais do mercado.

Todavia, ambos os profissionais são formados em cursos superiores. A diferença é que o bacharel em administração, por exemplo, poderá trabalhar em várias áreas enquanto o tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, apenas com esse departamento.

Cursos tecnólogos são reconhecidos pelo MEC?

Outra dúvida comum, vale lembrar que sim, o MEC não apenas reconhece os cursos tecnólogos como hoje também é possível até mesmo pesquisar e verificar quais são as notas de avaliação anualmente divulgadas em seu portal.

O ENADE, por exemplo, garante que você encontre quais são as instituições com melhores pontuações para só então fazer a sua inscrição. A prova é aplicada aos últimos semestres dos cursos de tecnologia e posteriormente é divulgada.

Como o mercado aceita os profissionais formados nos cursos tecnólogos?

O curso tecnólogo foi criado exclusivamente com o objetivo de sanar as necessidades do mercado. Por isso, se você tem medo de começar um curso desses e depois não conseguir trabalho, é hora de respirar aliviado!

O mercado não só aceita como também procura profissionais que sejam formados em cursos tecnólogos. Afinal, por aprenderem grades específicas, tais profissionais chegam praticamente prontos para assumirem suas tarefas.

Há muita prática nesses cursos e pouca teoria quando comparado a grades de bacharelado!

5 cursos tecnólogos para escolher e fazer

Atualmente existem cerca de 100 cursos tecnólogos com certificação e reconhecimento no MEC – Ministério da Educação e Cultura. No geral, estas grades estão divididas em eixos que vão desde a infraestrutura até produções e segurança.

Veja a seguir quais são os principais cursos tecnólogos procurados hoje e tenha uma ideia de em qual área iniciar seu aperfeiçoamento profissional:

1.   Gestão de Eventos

A produção de eventos de diferentes portes e para inúmeras finalidades requer conhecimentos específicos, que hoje são ensinados em sala de aula. Tais profissionais são procurados para fazer festas de formatura, eventos políticos e muito mais. A profissão tem se expandido e hoje atrai olhares interessados, tanto de potenciais candidatos como contratantes.

2.   Gestão de Logística

Depois de produzido, um produto precisa percorrer um caminho até chegar ao seu consumidor final. O percurso feito é importante e deve considerar custos, prazo de entrega e forma de envio. A qualidade deve ser mantida é justamente o responsável pela logística quem avalia e determina tudo isso, outra opção de curso tecnólogo de destaque atualmente.

3.   Gestão de Marketing

O marketing sempre foi determinante na hora de se fazer uma propaganda e hoje em dia, com os meios virtuais e a contínua expansão da propaganda virtual, esse curso tem conquistado um lugar ainda mais destacado entre as opções de tecnologias.

4.   Gestão de Projetos

Seja no mercado, na construção civil ou em outros inúmeros contextos a gestão de projetos se faz presente de modo marcante, facilitando com que tudo saia dentro do previsto ao diminuir equívocos e enganos além de otimizar fatores como o tempo. O profissional que se dedica a este curso de tecnologia tem um amplo espaço em que atuar.

5.   Gestão de Recursos Humanos

Por fim, um dos cursos tecnólogos que mais ganhou destaque e inscritos nos últimos anos, a gestão de Recursos Humanos administra todo o recurso pessoal dentro de uma empresa. O curso é detalhado e trata de absolutamente tudo o que um profissional desse setor deve saber para aplicar no mercado e melhorar o funcionamento do negócio.

Sem dúvidas sobre os cursos tecnólogos agora? Então é chegado o momento de investir na sua especialização. Qual área e curso mais lhe interessam? O que você sente como uma necessidade no mercado atual? Aproveite e comente suas expectativas e troque experiência!


Receba um Contato

Receba Nossas Novidades!

Informações e novidades sobre os nossos cursos. Cadastre-se.