Cultura da faculdade e avaliações

Cultura da faculdade e avaliações

Veja neste post como escolher uma excelente universidade para se matricular e não deixar nenhuma informação passar batido.

15 de Dezembro de 2017

A sua busca pela melhor faculdade para estudar continua e está difícil encontrar uma boa instituição? Saiba que existem alguns índices que podem ser úteis, além da cultura da faculdade e seu modo de trabalho, é claro.

Você pode consultar a nota da universidade no MEC, verificar a pontuação do curso oferecido, acompanhar as avaliações de ex e atuais alunos, e muito mais.

Veja neste post como escolher uma excelente universidade para se matricular e não deixar nenhuma informação passar batido.

Registro no MEC

Em primeiro lugar é preciso garantir que a instituição escolhida tem o registro ativo no MEC (Ministério da Educação). Em caso negativo é importante ficar atento, pois o seu certificado não terá validade como graduação.

Sendo assim, ao entrar em uma universidade não registrada junto ao MEC você corre o risco de desperdiçar dinheiro e tempo. Mesmo que frequente todas as aulas e seja aprovado no curso, seu diploma não será aceito por nenhuma empresa.

Portanto, evite que isso ocorra com você e consulte a universidade imediatamente no site do MEC.

Nota do ENADE

ENADE é um estudo nacional da qualidade do ensino no Brasil. Através de uma avaliação anual, o MEC identifica a qualidade dos cursos de graduação e concede uma nota para cada universidade participante.

Os formandos dessas faculdades devem prestar o exame no período estipulado pelo MEC e são selecionados de forma aleatória. Quem for selecionado e não comparecer a prova não pode colar o grau e nem pegar o seu diploma.

Nessa prova é verificado se a grade do curso divulgada pela universidade realmente está sendo aprendida pelos alunos. A nota desse teste contribui para o IGC (Índice Geral do Curso) e outras avaliações do MEC.

Você pode conferir essas notas direto no site do Ministério de Educação e, assim, verificar qual a melhor universidade para seu curso.

Avaliação do Guia do Estudante

Outra opção é ver o que dizem portais especializados como O Guia do Estudante. Esse site disponibiliza uma pesquisa completa das principais faculdades do Brasil e seus cursos. Um levantamento feito com milhares de acadêmicos, de diferentes locais e instituições.

Você pode conferir a avaliação de mais de 17 mil graduações nesse site. Um levantamento feito com os coordenadores do curso e depois a classificação em bom (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Uma rápida pesquisa no Guia de Cursos desse site pode ajudá-lo a encontrar a instituição que tem as melhores avaliações para o curso que deseja fazer. Basta clicar aqui e procurar pela graduação que você deseja.

Cultura da universidade

Outro ponto a ter em mente na hora de escolher a faculdade é a cultura da instituição. Por mais que as grades curriculares sejam selecionadas previamente pelo MEC, as instituições tem liberdade de fazer algumas adequações.

Por isso, é importante ver se a instituição escolhida tem um padrão de ensino que lhe agrada e que está de acordo com seus objetivos. Isso inclui ver como são realizadas as provas, o que dizem os estudantes e também os coordenadores do curso.

Assim você evita entrar em uma faculdade que não tem nada a ver com você e acabar se arrependendo depois. Portanto, visite o local, converse com algumas pessoas e faça muitas pesquisas. Essa é a melhor escolha para evitar imprevistos.

Como consultar a instituição no MEC?

A sua dúvida agora deve ser como consultar a universidade no MEC, não é mesmo? Afinal, esse é um dos passos mais importantes na hora de escolher a faculdade para estudar.

Veja os passos abaixo:

 

  • Acesse o site do e-Mec clicando aqui http://emec.mec.gov.br/;
  • Clique na aba Consulta Avançada no menu superior;
  • Digite o nome ou siga da instituição, preencha o código antirrobô e clique em pesquisar;
  • Você também pode usar outros filtros nessa pesquisa como a localização da instituição, categoria administrativa, tipo de credenciamento e outros;
  • Após concluir a pesquisa você verá a instituição com os índices IGC (Índice Geral do Curso), Conceito do Curso (CC) e CPC (Conceito Preliminar do Curso). Todos são classificados de 1 a 5, sendo que acima de três já é considerada uma boa nota para o curso.

 

Agora não restam mais desculpas para você consultar a faculdade e escolher a melhor opção para o seu caso. Basta seguir essas dicas e se preparar para o vestibular e para o ano letivo.

Aproveite para conhecer também os nossos cursos, professores e infraestrutura através de nosso site!


Receba um Contato

Receba Nossas Novidades!

Informações e novidades sobre os nossos cursos. Cadastre-se.