Saiba o que faz um profissional de logística e como está o mercado

Saiba o que faz um profissional de logística e como está o mercado

O logístico é responsável pela a organização operacional de uma empresa. Esse profissional cuida do armazenamento, distribuição e entrega de produtos, assim como a compra de suprimentos necessários para as empresas. Já pensou em seguir essa carreira? Você sabe como funciona o mercado de logística no Brasil?

14 de Fevereiro de 2019

O logístico é responsável pela a organização operacional de uma empresa. Esse profissional cuida do armazenamento, distribuição e entrega de produtos, assim como a compra de suprimentos necessários para as empresas. Já pensou em seguir essa carreira? Você sabe como funciona o mercado de logística no Brasil?

 

O que faz um profissional de logística?

Um logístico faz planejamentos estratégicos para que uma empresa funcione da melhor forma possível. Ele pode atuar em setores como o almoxarifado e coordenação, mantendo um bom relacionamento com os fornecedores, integrando diferentes departamentos e otimizando os custos do empreendimento.

O profissional de logística precisa ter conhecimentos sobre gestão e tecnologias que são necessários para uma boa atuação. Entre eles, técnicas de armazenagem, kanban, legislação e documentos sobre produtos. Além disso, deve ser proativo, saber trabalhar em equipe e lidar com diferentes personalidades.

 

Quais as áreas de atuação do mercado de logística?

Existem várias áreas de atuação para os profissionais de logística. Eles podem trabalhar no estoque, atentando para que a quantidade de produtos seja suficiente; no transporte, assegurando a produção e distribuição dos itens comercializados por uma empresa.

Pode ainda trabalhar no gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply chain management), garantindo a integração entre empresa e fornecedores, para que os clientes tenham a melhor experiência de compra.

 

Quanto ganha um profissional de logística

O salário de um logístico que trabalha em pequenas e médias empresas ou que está no início da carreira pode chegar a R$ 7 mil. Essa quantia pode aumentar bastante, de acordo com a especialização e experiência do profissional.

 

Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?

Para ser um logístico, existem dois tipos de curso, o técnico e o tecnólogo. Apesar de ambos prepararem o indivíduo para o mercado de trabalho, existem algumas diferenças quanto à abordagem e duração.

O curso técnico tem a duração variada. Pode ser subsequente, para quem já concluiu o ensino médio; integrado ou concomitante, para quem ainda não concluiu o 2º grau; e ainda, qualificação profissional, que têm a duração menor.

O curso de tecnólogo dura até três anos e exige que o estudante tenha ensino médio completo. Durante a formação, o aluno precisa fazer estágios supervisionados e deve apresentar um trabalho de conclusão de curso. Essa formação prepara tanto para a parte operacional, quanto para funções de gerência.

 

Como é o curso de Logística em Cotia?

A Faculdade Mario Schenberg conta com o curso de Tecnologia em Logística. A formação tem duração de dois anos e prepara os alunos para o mercado, por meio de conhecimentos e experiências sobre técnicas de armazenagem, distribuição e transporte.

Reconhecido pelo MEC, o curso de Logística em Cotia na FMS busca formar profissionais competentes e preparados para as necessidades do mercado. O aluno termina a formação com conhecimentos amplos, desde bagagem tecnológica até habilidades subjetivas.

Agora que você já conhece como funciona o mercado de logística no Brasil, já pensou em fazer esse curso? Para saber mais sobre ele, entre em contato com a gente. E se você quiser saber mais sobre outras profissões, acompanhe o nosso blog.


Receba um Contato

Receba Nossas Novidades!

Informações e novidades sobre os nossos cursos. Cadastre-se.