Por que design de interiores é o curso perfeito para você?

Por que design de interiores é o curso perfeito para você?

Por acaso você já pensou em fazer design de interiores? Apesar de estar ganhando cada vez mais relevância no mercado atual, esse curso é bastante confundido, especialmente com arquitetura. Neste post, separamos algumas informações importantes para você.

26 de Novembro de 2018

O que é o curso de design de interiores?

O curso de design de interiores é bastante confundindo com arquitetura, mas os dois possuem diferenças significativas. Quer descobrir se esse curso realmente é para você? Então comece compreendendo exatamente o você aprenderá nessa área.

Primeiramente, é importante lembrar que design de interiores não é o mesmo que arquitetura. Enquanto o arquiteto está mais envolvido em aspectos da área, incluindo nos cálculos de materiais e estruturas. Já o designer de interiores foca na aparência de ambientes internos.

O curso de design de interiores é mais focado que o de arquitetura. Portanto, ele consegue estudar mais as áreas nas quais têm interesse e ficar mais longe de cálculos matemáticos para obras. Nada impede um arquiteto de realizar o curso para diferenciar seu currículo ou de trabalhar em conjunto com um designer de interiores para entregar um projeto mais completo.

Ao realizar o curso, você aprende matérias bastante específicas e focadas na área. Entre elas é possível encontrar algumas, como:

  • História do mobiliário;
  • Planejamento de cores;
  • Projeto de interiores.

Ele é realmente mais focado no aspecto decorativo. Portanto, o designer de interiores formado torna-se um profissional que consegue ter bom senso de estética e funcionalidade para ambientes internos e, em alguns casos, externos.

Qual é a área de atuação para o profissional formado?

Existem duas possibilidades para o profissional formado em design de interiores: ser autônomo ou trabalhar como profissional fixo numa empresa. Falaremos sobre a opção de autônomo mais à frente. No momento, é interessante saber quais tipos de empresas contratam esse profissional e se realmente existe mercado para sua atuação.

Existe muito mercado para o profissional especializado em design de interiores! Ele pode trabalhar como profissional fixo para construtoras que trabalham com apartamentos decorados. Nesse caso, será responsável por criar o projeto do apartamento.

Também é possível ser contratado por empresas que oferecem o serviço para seus clientes. As que mais utilizam esse tipo de profissional são lojas de mobiliário e de decorações. A intenção da loja é tornar-se mais completa ao vender os itens de mobília juntamente de um projeto de decoração que ajuda o cliente a conseguir o resultado desejado.

Os projetos criados pelo designer de interiores podem ser de:

  • Móveis planejados;
  • Iluminação personalizada;
  • Posicionamento de mobília e acessórios;
  • Decoração interna.

O designer pode ser contratado por lojas para realizar o planejamento da sua decoração interna também. Lojas em shoppings, por exemplo, precisam do designer com frequência para planejar sua vitrine de forma atraente, bela e harmônica.

 

Possibilidades de empreendimento

Além de ser contratado por lojas e empresas, o designer de interiores têm a possibilidade de tornar-se um empreendedor. Ele pode atuar como profissional autônomo, atendendo clientes que desejam decorar seu imóvel, empreendimento imobiliário ou empresa.

Ser um profissional autônomo exige um pouco mais de conhecimento e habilidades mais amplas, já que ele precisa lidar com todos os aspectos do negócio. Com o tempo e especialização, o autônomo consegue abrir seu próprio escritório de design de interiores. Nesse momento, muitos escolhem atuar juntamente a um arquiteto para conseguir oferecer uma variedade maior de serviços aos clientes.

Quem deseja atuar como profissional autônomo de design de interiores precisa estar muito atento a parcerias. Como mencionamos anteriormente, empresas de mobiliários e decorações oferecem o projeto planejado para os clientes com frequência. É comum ter parceria com empresas desse tipo para receber indicações ou para conseguir vantagens em descontos para seus clientes.

Quais habilidades preciso para fazer design de interiores?

Ficou interessado no curso e quer saber se tem o que é necessário para conseguir cursá-lo? Primeiramente, fique tranquilo quanto aos cálculos e à matemática. Ele envolve bem menos disso que a arquitetura.

Entre as principais habilidades que alguém precisa para ter sucesso na área estão:

  • Criatividade;
  • Senso crítico;
  • Senso estético.

Mas não fique preocupado, as matérias do curso te ajudam a desenvolver suas habilidades, mesmo que você não seja especialmente criativo a princípio. Ele é um curso perfeito para qualquer um que ama decoração e deseja empreender ou tornar-se um profissional de sucesso. Gostou? Então está na hora de conferir o curso!


Receba um Contato

Receba Nossas Novidades!

Informações e novidades sobre os nossos cursos. Cadastre-se.