Passos para construir uma carreira de sucesso

Passos para construir uma carreira de sucesso

Independente da área em que você atue e do seu tempo no mercado, é válido construir este passo a passo a fim de ter cada um dos seus objetivos concretizados.

02 de Maio de 2018

Fazer o planejamento de carreira é um passo importantíssimo para o sucesso profissional só que ainda assim, muitas pessoas menosprezam este cuidado. Independente da área em que você atue e de quanto tempo faz que você está no mercado, é válido construir este passo a passo a fim de ter cada um dos seus objetivos concretizados.

Mas, quais são esses passos afinal de contas? Será que existe um esboço responsável por determinar que você tenha uma carreira de sucesso?

É claro que apesar de não existirem regras fixadas sobre o assunto, algumas dicas e passos podem colaborar muito com o seu dia a dia permitindo assim que você alcance aquilo que espera e que sempre desejou na vida.

Neste artigo você confere justamente quais esses passos para uma carreira de sucesso. Entenda quais são os princípios básicos para um eficiente planejamento profissional e fique atento para conquistar os seus objetivos.

7 passos para o planejamento de carreira e sucesso profissional

Quer um passo a passo simples para ter mais sucesso na carreira? Veja a seguir 7 dicas incríveis para se movimentar e dar uma guinada no seu planejamento profissional:

1.   Defina o seu perfil

O primeiro passo para ter sucesso profissional é você saber exatamente quais são as suas aptidões e gostos. Você é uma pessoa comunicativa, por exemplo? Gosta de trabalhar com processos padronizados ou prefere usar da criatividade para resolver os problemas da rotina?

Se você nunca parou para pensar sobre isso antes, a hora é agora. Tais características determinam quais são os grupos de atividades mais indicados para você! Afinal, tais pontos são também pontos fortes em você que lhe possibilitarão chegar mais perto do sucesso!

Defina neste primeiro passo o que você também não gosta de jeito nenhum, a fim de excluir as áreas profissionais que tenham algum tipo de relação com esses pontos. Se você detesta matemática, evidentemente não será um engenheiro muito feliz, certo? Se tem problemas para se relacionar com os outros, provavelmente não será o melhor Gestor de RH também!

2.   Tenha sempre metas claras

O estabelecimento de metas, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, é determinante para que saiamos da zona de conforto em busca de conquistar algo. A meta é o motor que leva um profissional adiante sem nunca ficar estagnado o que é importantíssimo!

A definição de metas é algo bastante particular de cada pessoa. Por isso, estipule aquelas que realmente valem a pena para você. Defina metas para o curto, médio e também longo prazo e preferencialmente crie uma ordem lógica para este crescimento.

Escolha, por fim, metas que motivam você a trabalhar diariamente. Pode ser uma promoção na empresa em que atua, um saldo financeiro melhor do que o atual ou ter um pouco mais de tempo livre para dedicar-se a um estudo. Veja o que importa e interessa a você para fazer essa escolha e definição.

3.   Saiba o que depende de você e o que não depende

Depois de estabelecer as suas metas é importante que você avalie quais delas dependem única e exclusivamente de você e quais dependem também do esforço de outras pessoas. Por exemplo, se você colocou que sua meta é ser promovido, mas sua empresa está sem lugar para que esta promoção aconteça, repare que é algo que foge do seu controle!

Saber o que não depende apenas de você é uma forma eficiente de não se frustrar à toa. Outro ponto importante é que você percebe melhor quais são as suas oportunidades de se mexer. Afinal, aquilo que depende do seu esforço e trabalho deve ser feito continuamente.

Se perceber que uma meta não está cumprida apenas por conta dos outros envolvidos, crie uma estratégia para entender e ajudar a segunda parte para que seu objetivo profissional possa ser enfim alcançado.

4.   Confie em si mesmo

Para ter uma carreira de sucesso é indispensável ter confiança em si mesmo. Você é bom naquilo que faz e com certeza terá excelentes resultados assim que passar a acreditar e confiar plenamente na sua capacidade.

Muitos profissionais acabam estagnados em seu cargo porque não acreditam e confiam que podem ser promovidos, por exemplo. Sua mentalidade não está direcionada para o sucesso e por isso mesmo elas acabam diminuindo seu ritmo.

Todavia, isso é um grande erro e se você quer ter sucesso na carreira deixe completamente para trás essa postura. Com ela você não irá a lugar nenhum! Pelo contrário, confie e verdadeiramente acredite na sua capacidade e seja determinado sempre!

5.   Calcule e assuma riscos

Muitas vezes para crescer e ter sucesso na carreira será necessário arriscar e, vale lembrar, assumir riscos pode ser algo incrivelmente bom! Quer um exemplo? Trocar uma empresa em que você está há alguns anos por outra que está lhe oferecendo uma oportunidade melhor.

É claro que você tem que analisar tudo. Calcular os riscos é tão necessário quanto assumi-los.

Entretanto, é visível que a maior parte dos profissionais no mercado não estão de fato dispostos a sair da sua zona de conforto. Esse medo, ou falta de motivação, cria grupos parados, que ficam 20 anos fazendo diariamente a mesma coisa sem crescer e ter sucesso.

6.   Prefira escolher o que ama

Há um velho ditado popular que diz que aqueles que escolhem atuar com aquilo que amam não passam um dia sequer de suas vidas trabalhando e essa é a mais pura verdade. Que bom não seria ir todos os dias para o trabalho como que para um passeio, não é mesmo?

É claro que nem todos os dias são como os outros. Em determinados dias você estará mais animado e motivado a correr atrás do planejamento de carreira e sucesso profissional, em outros não estará. O ser humano não é uma matemática exata.

Ainda assim, é importante escolher a sua carreira baseada no que você gosta, tem aptidão e principalmente amor. Com isso sua rotina será muito mais agradável e você alcançará o sucesso na carreira com que tanto sonhou.

7.   Comemore cada pequena conquista

O último passo é incrivelmente importante: Comemore! Muitos profissionais desejam o sucesso, mas se esquecem de comemorar desde as menores até as maiores conquistas e com isso vão desanimando internamente por não ver este reconhecimento.

Não faça parte deste grupo, mas permita-se comemorar cada avanço. Bateu a sua meta? Ótimo! Presenteie-se, recompense o seu esforço e o seu trabalho. Você sabe o que trilha diariamente para chegar até os bons resultados que já conquistou!

A comemoração pode ser simples, mas é importante que não passe batida jamais, certo?

Gostou do passo a passo para fazer um planejamento de carreira e sucesso profissional? Está pronto para por cada uma dessas dicas em prática? Então aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e permita que seus amigos também tenham acesso a esses passos para uma carreira profissional de sucesso!


Receba um Contato

Receba Nossas Novidades!

Informações e novidades sobre os nossos cursos. Cadastre-se.