Escolhendo qual carreira seguir

Escolhendo qual carreira seguir

Separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa escolha e assim diminuir as chances de erros e arrependimentos mais tarde. Veja como escolher a carreira dos sonhos neste post!

15 de Dezembro de 2017

O dia do vestibular se aproxima e bate aquela dúvida: qual faculdade fazer e qual carreira escolher para sua vida?

É uma decisão extremamente importante, já que você atuará nessa profissão por longos anos e precisa gostar daquilo que faz, não é mesmo?

Mas não se preocupe!

Separamos algumas dicas para ajudá-lo nessa escolha e assim diminuir as chances de erros e arrependimentos mais tarde. Veja como escolher a carreira dos sonhos neste post!

Conheça as áreas do conhecimento

Costumeiramente os cursos de uma faculdade são divididos em três grandes áreas do conhecimento: Ciências biológicas, humanas e exatas. Você sabe a diferença entre elas?

As ciências biológicas estudam a natureza, os seres vivos, o meio-ambiente e a interação do ser humano com todo esse ecossistema. É uma carreira com a oportunidade de trabalhar na natureza, em contato com os seres vivos, ou mesmo em laboratórios para estudos de células tronco e medicamentos.

O profissional que decide trabalhar nessa área precisa ter apreço pelos seres vivos e pelas pessoas. Deve ser alguém obstinado por melhorar a qualidade de vida de todos e, ao mesmo tempo, ter preocupação genuína com o meio-ambiente. Biologia, Ecologia e Biomedicina são alguns exemplos.

As ciências humanas, no entanto, englobam todos os estudos que lidam com as pessoas e suas questões psicológicas e sociais. Trata-se de uma das maiores áreas do conhecimento, devido à extensa lista de graduações.

Ter uma boa comunicação, saber lidar com as pessoas e se importar com os outros são qualidades essenciais para essa área. Administração de empresas, Direito e Gestão de RH são alguns exemplos dessa área de estudo.

Já as ciências exatas reúnem cursos ligados à matemática, física e tecnologia. Gostar de números e cálculos é um grande diferencial ao escolher por essa área, mas há alguns cursos que não exigem tanto conhecimento matemático assim.

Por outro lado, ser antenado com as inovações e ansioso por buscar soluções são qualidades que não podem faltar em seu perfil. Exemplos de cursos: Matemática, Física e Tecnologia da Informação.

Analise as suas habilidades

Agora que você já conhece as principais áreas de estudo, é hora de listar suas habilidades pessoais e ver em quais dessas áreas elas se encaixam. Você é uma pessoa com mais afinidade em humanas ou exatas? Seu perfil é mais lógico e calculista, ou comunicativo?

Fazer essa segmentação vai ajudar a diminuir o número de opções dos cursos e profissões. E isso vai deixar a escolha de uma carreira muito fácil.

Fique de olho no mercado

Você conheceu as áreas de estudo e se identificou melhor com uma delas até agora. Dentro de cada grande área do conhecimento ainda existe uma infinidade de cursos e graduações. Como escolher o melhor para o seu caso?

Pesquisar o mercado e a concorrência é determinante nessa hora. Esse estudo vai ajudar a entender quais oportunidades de emprego você terá depois de formado e, ainda, se as possibilidades correspondem às suas expectativas.

De nada adianta escolher uma profissão que não tem mercado em sua região, ou que a concorrência é tão grande que dificilmente conseguirá um emprego. Portanto, analise as suas possibilidades e escolha a profissão que melhor se encaixa com o seu objetivo de futuro.

Gostou dessas dicas para escolher uma carreira e qual faculdade fazer? Aproveite e conheça os nossos cursos e veja qual deles melhor se encaixa com o que você descobriu!


Receba um Contato

Receba Nossas Novidades!

Informações e novidades sobre os nossos cursos. Cadastre-se.