Dicas para acertar na escolha profissional

Dicas para acertar na escolha profissional

Não existe uma fórmula mágica ou secreta para ter sucesso na sua escolha profissional. Veja aqui dicas indicações profissionais em alta.

02 de Maio de 2018

O mercado de trabalho está cada vez mais diversificado. O número de profissões tem crescido e enquanto alguns setores deixam de contratar ao colocar máquinas no lugar de pessoas, outras grandes oportunidades têm sido criadas a cada momento.

Na hora de escolher com que trabalhar, é importante ter dicas sobre como fazer a sua escolha profissional. Em meio a um mercado que é extremamente competitivo, acertar desde cedo na sua decisão com certeza lhe colocará muito a frente e bem mais próximo do sucesso.

Tema importante de ser discutido especialmente entre os jovens que estão saindo agora do Ensino Médio, se você quer acertar na sua escolha profissional continue lendo este artigo. Aqui você encontrará dicas e também indicações das profissões em alta no futuro.

 

3 dicas para fazer sua escolha profissional

Primeiramente vale dizer que não existe uma fórmula mágica ou secreta para ter sucesso na sua escolha profissional. É necessário muito autoconhecimento e determinação para encontrar e apostar em algo para o seu futuro!

A seguir estão destacadas apenas três entre as muitas dicas que poderiam ser dadas para que você faça uma escolha correta de por qual caminho seguir. Acompanhe:

1.   Conheça suas aptidões

Você é de exatas, humanas ou biológicas? Quais são as suas aptidões e facilidades? Se você nunca parou para pensar nisso fique sabendo que essas são conclusões básicas para se fazer, antes de determinar uma carreira profissional por onde seguir.

Saiba o que você ama e o que lhe motiva. Escolher a profissão deve significar também a escolha por fazer diariamente uma coisa de que você já sabe que gosta. Portanto questione-se muito antes de iniciar em qualquer área e sempre defina seu trajeto por você mesmo.

Nem pense em deixar que outras pessoas façam a escolha profissional por você. Faça a sua vontade valer antes de qualquer coisa e comece a trilhar um caminho direto para o sucesso.

2.   Não saia da escola direto para a faculdade

Um equívoco extremamente comum hoje em dia é que os jovens determinam o que serão pelo resto da vida ainda durante os anos do Ensino Médio. Afinal, a cobrança é que tão logo esta fase termine você já esteja matriculado em uma faculdade, não é mesmo?

Aí que está o engano! Sem experiência de vida e minimamente de mercado pode ser bem mais difícil determinar o que você quer fazer do seu futuro. Por isso, sempre que possível, tire um tempo para pensar e viver antes de escolher o que fazer.

Se você é um jovem que já trabalha enquanto estuda, tudo bem sair direto da escola para a faculdade uma vez que você já tem certas experiências a mais. Do contrário, procure não arriscar já que isso pode trazer prejuízos mais tarde.

3.   Se necessário, recomece!

Por fim, não menos importante saiba que errar é humano, mas que persistir no erro é um engano maior que todos os demais. O que isso quer dizer? Quer dizer que se você estiver em um curso e descobrir que não gosta da matéria, troque sem pensar duas vezes!

Mesmo estando formado e com uma carreira promissora, se você sentir a necessidade de recomeçar não tenha medo de arriscar. Mais do que ter um salário, é importante ter felicidade ao término do dia e isso só é conquistado quando a pessoa faz algo de que gosta.

Troque quantas vezes forem necessárias até bater o martelo e se decidir por seguir aqui ou ali.

Top 10 da escolha profissional

Com tantas revoluções acontecendo no mundo todo, é normal que as carreiras e profissões se modernizem também. A fim de ter seu lugar ao sol, quem vem chegando agora deve estar bem antenado para escolher corretamente em que apoiar o seu futuro.

A escolha profissional na adolescência requer muita atenção e cuidado. Entregar nas mãos de um jovem a responsabilidade de determinar como será o seu futuro é uma exigência e tanto!

A fim de equilibrar suas qualidades e aptidões e ainda encontrar a melhor profissão para o futuro? Confira a seguir o Top 10 da escolha profissional para quem quer se destacar e ter uma carreira proeminente no futuro:

1.   Área do Direito

As profissões na área do Direito continuarão a ter um gigantesco espaço no mercado. Por isso, se você gosta da advocacia ou promotoria, entre outros, essa ainda é uma excelente opção.

2.   Consultor de inovação

Profissão mais nova como o próprio nome sugere, o consultor de inovação deverá estar focado em tudo aquilo que há de novo no mercado a fim de disponibilizar tais modernidades aos seus clientes e parceiros.

3.   Desenvolvedores de Softwares

Se estamos falando sobre o futuro, as tecnologias continuarão em primeiro plano, certo? Por isso, quem tem aptidão com o meio eletrônico poderá se especializar em áreas como desenvolvimento de softwares e sistemas. O trabalho tende a ser garantido.

4.   Especialista em Marketing Digital

O Marketing Digital já é hoje uma incrível realidade em que inúmeros negócios, de todos os tamanhos e portes, têm investido. Para quem é criativo, o segmento está de portas abertas esperando para contratar.

5.   Gestor de Finanças

O dinheiro sempre será um dos determinantes no dia a dia dos empreendimentos, por isso uma profissão que tende a se manter firme no mercado é a Gestão de Finanças, matéria indicada para quem gosta de exatas e tem paixão por números.

6.   Gestor de Recursos Humanos

Administrar pessoas também é o tipo de profissão que não sairá de moda, portanto se você gosta de se relacionar e quer investir nisso, a hora é agora através dos cursos de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

7.   Profissionais de Gastronomia

Em alta também, a procura por profissionais de gastronomia tende a crescer muito nos próximos anos. Especialmente a cozinha orgânica e bem equilibrada serão destaques com que trabalhar e há espaço para mestres gastronômicos.

8.   Profissionais em Experiência do Cliente

O profissional moderno sabe que prezar e estimar o cliente é o pontapé inicial para se manter firme no mercado. Justamente por isso a tendência é que a experiência do cliente ganhe cada vez mais espaço, além de profissionais específicos para cuidar disso.

9.   Profissional de E-commerce

O ambiente virtual se expande diariamente e com isso a procura por pessoas que entendam do mundo E-commerce também deve crescer. Este tipo de profissional deve estar atento a ferramentas e entender um pouco de Marketing e de Recursos Humanos.

10.   Segurança da Informação

Por fim, não menos importante, a segurança da informação já é hoje em dia uma área com intensa procura e importância. Com o crescimento do ambiente virtual espera-se que sejam necessários mais profissionais para suprir a tal necessidade.

E então? Consegue se ver atuando em alguma dessas áreas? Está pronto para começar a fazer a sua escolha profissional? Lembre-se de não ter pressa e ir com calma. Tenha o tempo necessário para fazer a sua escolha e mude de ideia, se necessário!

O mercado de trabalho no Brasil está de portas abertas para receber a quem vem chegando. Apesar das idas e vindas de grandes crises, o território brasileiro é riquíssimo em oportunidades, sendo assim invista no seu futuro e escolha corretamente! Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto e compartilhe sua experiência com outros leitores.


Receba um Contato

Receba Nossas Novidades!

Informações e novidades sobre os nossos cursos. Cadastre-se.