Descubra como é o mercado de Psicologia no Brasil

Descubra como é o mercado de Psicologia no Brasil

O psicólogo adentra o subjetivo de cada indivíduo e encontra soluções para romper medos, encerrar traumas e promover mais qualidade de vida.

13 de Fevereiro de 2019

O psicólogo adentra o subjetivo de cada indivíduo e encontra soluções para romper medos, encerrar traumas e promover mais qualidade de vida.

Por ser uma profissão essencial para a saúde e bem estar das pessoas, ainda mais nos tempos em que vivemos, a graduação em Psicologia é bastante procurada.Você já pensou em fazer esse curso? É importante conhecer as principais questões sobre o mercado de Psicologia no Brasil.

 

O que faz um psicólogo?

No atendimento, por meio da escuta e observação, o psicólogo identifica traumas e limitações no paciente. A partir disso, o profissional vai indicar caminhos para a pessoa superar esses obstáculos e ter uma vida plena. Além de todo o conhecimento sobre Psicologia, o psicólogo precisa ser empático e ter sensibilidade para descobrir a melhor forma de ajudar.

Pessoas que estejam com problemas de relacionamento, que ficam irritadas facilmente ou que possuam sintomas de alguma doença psicológica devem procurar um psicólogo. No entanto, qualquer um esteja se sentindo descontente ou aborrecido com frequência pode procurar um profissional da Psicologia.

 

Quais as áreas do mercado de Psicologia no Brasil?

O psicólogo não precisa trabalhar exclusivamente no consultório. Existem diversas áreas de atuação para quem possui essa formação. O profissional pode atuar em hospitais, empresas públicas e privadas, entre outros espaços.

Quem é graduado em Psicologia pode trabalhar na área da saúde, ajudando pacientes e seus familiares, assim como a equipe do hospital. Outra opção é atuar na educação, auxiliando alunos a superarem limitações de aprendizagem, além de colaborar para a criação de projetos educacionais.

Um psicólogo pode atuar na Psicologia social - asilos, centros de referência de assistência social, penitenciárias e outros órgãos públicos, pesquisando e auxiliando na saúde mental da população.  Há também a esportiva - preparando emocionalmente atletas e, por último, a do trabalho, que seleciona funcionários para as empresas, estimula o bom convívio e desenvolvimento profissional.

 

Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Por terem nomes e áreas de atuação semelhantes, muita gente pode confundir psicólogo, psicanalista e psiquiatra. Mas, cada uma dessas profissões tem diferente formação e área de atuação.

O psicólogo é formado em Psicologia e estuda como acontecem os processos da mente humana. Esse profissional busca entender o comportamento humano e em outros animais, em diferentes realidades.

O psiquiatra é alguém que se formou em medicina e fez residência em psiquiatria. O profissional busca identificar nos pacientes indícios de doenças psíquicas e oferecer o melhor tratamento. Durante a residência, estuda psicofarmacologia, neurologia, entre outros assuntos, por isso, diferente do psicólogo e psicanalista, o psiquiatra pode receitar remédios.

 

Quanto ganha um psicólogo?

O salário médio de um psicólogo no Brasil é R$ 2.705,00. Essa quantia pode aumentar de acordo com as especializações, pós-graduação e avanços na carreira.

 

Como funciona o curso de Psicologia na Faculdade Mario Schenberg Cotia?

A graduação em Psicologia tem cinco anos de duração. Durante esse tempo, o aluno estuda diversas correntes de estudo, como a Psicanálise, Gestalt e Cognitivo Comportamental, além de outros assuntos importantes para a formação, como neurologia e antropologia. O estudante precisa realizar estágios para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Que tal se tornar um desses profissionais responsáveis por entender a mente humana? Você não precisa mudar de cidade para isso: conheça nossas ofertas e estude Psicologia em Cotia, com professores altamente capacitados.


Receba um Contato

Receba Nossas Novidades!

Informações e novidades sobre os nossos cursos. Cadastre-se.