12 dicas para você estudar psicologia

12 dicas para você estudar psicologia

Por acaso você se apaixonou pela ideia de fazer psicologia assim que ouviu falar da área? Então essas dicas são para você. Entenda como fazer psicologia do jeito certo e conheça um pouco mais sobre essa maravilhosa profissão.

26 de Novembro de 2018

1. Pesquise as áreas da psicologia

Está começando o curso ou pensa em começar a psicologia? Então comece entendendo que não existe somente uma área para trabalhar. A psicologia se divide em diversos campos, como:

  • Clínica;
  • Organizacional;
  • De trânsito;
  • Acadêmica.

Quer conseguir entrar na área da maneira certa? Então pesquise sua abrangência para conseguir especializar-se mais tarde.

2. Entenda as possibilidades de empreendimento

Algumas pessoas têm como maior sonho empreender e isso é ótimo! Felizmente, elas não precisam ficar limitadas a cursos de administração e gestão de negócios. Existem diversos campos para realizar empreendimentos, inclusive na psicologia!

Se você está nesse grupo comece a conhecer quais são as possibilidades. Não quer abrir uma clínica? Existem diversas outras chances de empreender e ter seu próprio negócio fazendo psicologia.

3. Conheça o mercado da psicologia

Se você andar pelo centro da sua cidade e observar os consultórios médicos perceberá que existem muitos psicólogos clínicos por aí. Por acaso isso te desanima? Calma, o profissional formado em psicologia ainda é muito procurado pelo mercado.

Mas é essencial entender como é a concorrência para conseguir buscar especializações que te diferenciam do restante do mercado.

4. Aprenda a amar a leitura

Sabe algo que você vai precisar para conseguir fazer psicologia? Ler e muito! O curso exige uma carga de leitura bastante pesada e sobre os mais variados assuntos. Se você ainda não tem esse hábito, mas quer ou já começou a formação está na hora de adquiri-lo.

5. Converse com pessoas que já trabalham na área

Quer saber o que te aguarda com a psicologia? Então procure pessoas que já são psicólogas e trabalham na área. Eles têm as melhores dicas para que você consiga investir bem na sua capacitação e para sair da faculdade pronto para a realidade do mercado. Além disso, são ótimas companhias, como todo psicólogo.

6. Visite feiras de faculdades

Muitas faculdades e universidades preparam feiras para exibir os projetos de seus alunos de graduação. Se você quer realmente aprender sobre o campo no qual está entrando aproveite essas feiras. Elas mostram na prática o que você pode aprender nas disciplinas e como é sua aplicação no campo profissional.

7. Entenda a diferença entre psicólogo e terapeuta

Muita gente acha que ser psicólogo é o mesmo que ser terapeuta e está muito errado. Apesar da psicologia trabalhar com diversos distúrbios, para ser terapeuta você precisa de cursos de especialização. Se a sua ideia é entrar nessa área então comece a descobrir o que precisa fazer além da graduação.

8. Nunca pare de estudar

Conforme você conhece mais a psicologia descobre que é impossível ter sucesso nela sem estudar. Mesmo depois de formado você precisa passar boa parte do seu tempo enfiado em livros e artigos científicos com as novidades mais recentes da área. Vale a pena começar o quanto antes.

9. Procure especializações adequadas para você

As especializações são o que realmente determinam seu futuro na área da psicologia. Você pode tornar-se um psicólogo clínico ou entrar para a área da psicologia organizacional, por exemplo. É interessante buscar as médias salariais de cada área para depois escolher com mais certeza qual é a especialização que mais te interessa.

10. Aproveite os recursos virtuais

Sabia que a internet te traz uma série de cursos livres, vídeo aulas e até livros e audiobooks sobre psicologia? Ela te ajuda a aprender mais sobre sua área e até se especializar a preços bastante acessíveis. Tudo isso sem falar na enorme quantidade que você encontra gratuitamente no Youtube ou em blogs.

11. Explore possibilidades de trabalho enquanto está na faculdade

Você ainda está estudando para conseguir entrar na área de psicologia? Então já está na hora de começar a buscar oportunidades de trabalho. Na faculdade você encontra estágios, iniciações científicas e outras chances de entrar na profissão escolhida.

12. Ame muito a área

Estudar e praticar psicologia exige muita dedicação e amor. Para conseguir todas as delícias que essa profissão traz você precisa trabalhar duro, gastar noites estudando e estudar muito. Por isso, a maior dica que podemos dar é: ame sua área de escolha. A psicologia precisa ser mais que um ganha pão para você, precisa ser uma companheira com a qual você não consegue viver sem. Está pronto para entrar numa área que exige isso de você? Então bem-vindo à psicologia!


Receba um Contato

Receba Nossas Novidades!

Informações e novidades sobre os nossos cursos. Cadastre-se.