Institucional

O Grande Desafio

Há décadas que muitos líderes políticos, empreendedores de renome, intelectuais afamados e outros responsáveis, vêm alertando para a necessidade de combater o atraso educacional existente nos Países de Língua Portuguesa.

Os Estabelecimentos do Ensino do “Grupo Lusófona”, seja no Brasil, seja em Portugal, em Angola ou Moçambique, na Guiné-Bissau ou em Cabo Verde, têm como missão pesquisar e investigar para que haja mais conhecimento, mais tecnologias, mais ensino, mais promoção da cultura, das ciências, das artes e das tecnologias, em ordem ao desenvolvimento dos Países e Povos do espaço lusófono.

Estamos solidários com todos os que fazem o mesmo que nós; concorrentes ou competidores, temos objetivos comuns: que os países e povos lusófonos sejam tão desenvolvidos como os falantes de qualquer outra língua!

Para isso é necessário ter vontade, mobilização dos Estados e de iniciativas oriundas da sociedade civil, respeitar os princípios da liberdade de ensinar e apreender, a livre iniciativa de criar escolas e a livre escolha de estabelecimento educativo. Isto é o que deve ser feito. O resto é com Deus.

Manuel de Almeida Damásio - Presidente do Grupo Lusófona


 

A Faculdade

Integrada ao maior grupo de ensino nos países de Língua Portuguesa, O Grupo Lusófona, tem por missão oferecer educação superior de excelência, conectada com o seu tempo e antenada com as mudanças da sociedade para formar cidadãos e profissionais competentes, éticos, empreendedores e conscientes da necessidade da formação continuada ao longo de toda a vida. A Faculdade Mario Schenberg tem compromisso com a qualidade de vida, o protagonismo social, a solidariedade, o bom atendimento, a competência, o respeito a si mesmo, ao outro e a toda a forma de vida. Sua prioridade é o desenvolvimento do projeto pedagógico atualizado, com professores competentes, qualificados e que fazem aprender com uma infraestrutura tecnologicamente avançada.

 

A Faculdade Mario Schenberg, fundada em 11 de julho de 2005, data em que obteve o credenciamento mediante Portaria do Ministro da Educação, representa a evolução do Colégio Mario Schenberg, que, assumindo sua vocação empreendedora, com responsabilidade social e empresarial, assumiu o compromisso de proporcionar à comunidade de Cotia e região, a oportunidade de construir as competências e habilidades que o dinamismo do mundo do trabalho exige. A criação da Faculdade Mario Schenberg foi inspirada pela sociedade atual que vive o paradigma da velocidade, da mudança representada pela estonteante e contínua criação de novos conhecimentos. A aplicação desses novos conhecimentos gera tecnologia. A tecnologia se concretiza em produtos. Novos e sedutores produtos criam necessidades cuja satisfação gera consumo e altera costumes, hábitos e valores. É a globalização do consumo criando uma sociedade mundial de produtores, assimiladores e consumidores de tecnologia.

 

Missão

Promover um ensino superior em todas as áreas do saber, com qualidade e excelência e garantir a necessária adequação dos seus alunos, futuros graduados, às exigências profissionais determinantes do espaço nacional e internacional, com o compromisso da inserção dos egressos no mercado de trabalho.

 

Objetivos

III. promover a formação integral do ser com ênfase na construção de sua futura atividade profissional, de acordo com os princípios de liberdade e responsabilidade;
II. promover, por meio de suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, o desenvolvimento harmônico e integrado da comunidade local e regional, com vistas ao bem-estar social, econômico, político e espiritual;
III. ministrar a educação superior em todos os campos do conhecimento humano;
IV. promover a pesquisa científica e o desenvolvimento cultural;
V. estender à sociedade os serviços indissociáveis às atividades de ensino e extensão;
VI. promover a assimilação dos valores culturais, desenvolver o espírito crítico e difundir o conhecimento, por todos os meios ao seu alcance;
VII. participar do esforço de desenvolvimento do país, articulando-se com os poderes públicos e com a sociedade para o estudo de problemas internacionais, nacionais ou regionais;
VIII. participar da solução de problemas da comunidade, por meio de iniciativas culturais, assistência técnica e prestação de serviços, na medida em que atendam ao ensino e à extensão;
IX. promover eventos de caráter cultural que objetivem a integração da comunidade com a FL-SP;
X. constituir-se em urna instituição aberta à comunidade, livre e democrática, como centro de preservação do saber, da cultura e da história do homem.

 

Visão

Em sua visão de futuro, a Faculdade Mario Schenberg - FMS pretende consolidar-se como uma Instituição de Ensino Superior forte, com uma comunidade universitária qualificada e motivada, além de integrada à sociedade e à natureza.

 

Valores

São valores identificados como imprescindíveis para o cumprimento da missão e visão da Faculdade Mario Schenberg FMS:

  • Ética - conduta necessária a quem se propõe a dirigir uma Instituição de educação e que implica respeito aos direitos dos outros, na lisura no trato dos recursos/bens, na transparência dos atos administrativos e acadêmicos;
  • Democracia - como o melhor caminho para uma instituição em que a opinião é quase sempre produto da reflexão pela representação de seus pares;
  • Pluralismo - aceitação de pontos de vista e de modos diferentes de abordar o real, a convivência entre contrários, a polêmica e o diálogo como exercício da crítica;
  • Autonomia - consolidação do caráter comunitário preservando a necessária autonomia no exercício de sua Missão;
  • Solidariedade - concepção de educação com especial responsabilidade na construção de um homem mais solidário e um mundo mais humano, compreendendo o Homem como primeira finalidade das estruturas econômicas, sociais, políticas e jurídicas e;
  • Comprometimento - compromissos com a comunidade em que está inserida, por meio de ações educacionais, desenvolvendo com seus estudantes o desempenho crítico e eficaz da cidadania, formando cidadãos responsáveis, capazes de exercer a liderança de grupos sociais dos quais participem, priorizando soluções éticas, criativas e democráticas capazes de superar os problemas com os quais venham a se defrontar.

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